Triste realidade: Futebol de Linhares fora da série A do Capixabão mais uma vez
O torcedor Linharense que viveu as glórias dos anos 90 quando o futebol local enchia estádios, conquistava títulos e elevava o nome da cidade a nível nacional deve sentir muitas saudades. Após quase uma década de glórias, a cidade que “mandou” no futebol capixaba hoje sofre para disputar uma série B estadual, que muitas das vezes é compostas por equipe a convite da federação capixaba.
Mas o que tem acontecido? A resposta é difícil, o futebol profissional da cidade é hoje dirigido por empresários que são donos da equipe e que nada tem a ver com o formato vitorioso dos anos 90, quando o Linhares Esporte Clube era composto em um sistema semelhante a uma associação, com eleição para presidente, diretoria, dentre outas coisas.
Sempre salientamos que o atual Linhares F.C nada tem a ver com o Linhares E.C que foi campeão de tudo no estado, ficou em terceiro lugar na copa do Brasil (Eliminando o Fluminense, dentre outros). Aquele Linhares sucumbiu em más gestões e administrações tidas como gananciosas.
Mas porque não municipalizar o futebol profissional, fortalecendo as ligas amadoras e delas inicialmente, fazer uma espécie de seleção para a disputa dos grandes campeonatos? Porquê não dar oportunidade aos bons atletas potenciais do futebol amador local e os profissionaliza-los? São muitas perguntas que ficam no ar, mas a grande verdade é que o futebol Linharense não é mais protagonista, muito longe disso é um coadjuvante que nem lugar para jogar tem mais.
Uma cidade com potencial enorme, não faz um grande time, não tem um estádio próprio e quando precisa jogar recorre a cidades menores como Rio Bananal, Jaguaré, dentre outras.
O futebol é um grande agente de socialização, ressocialização, fomentação de turismo, renda, economia e sociabilidade em geral, torcemos para que em breve possamos vestir a camisa azul, frequentar um estádio no município e torcer para um time de nossa cidade volte a ser no mínimo a sombra que foi o grande Linhares E.C na década de 90.